segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

AS EMPRESAS VÃO TER QUE PEDIR PERDÃO AOS IDOSOS

“As empresas que hoje dificultam a admissão de uma pessoa da terceira idade vão ter que pedir perdão, porque daqui a 15 ou 20 anos teremos muito poucos jovens para trabalhar.” A afirmação é de Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, uma instituição carioca que estuda e debate os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil. Leia mais...

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, os idosos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991. E a projeção é que serão 30% da população em 2050 (em 2010 eram 10%), considerando os avanços da medicina. Para Molina, ainda, toda a sociedade deveria ser conscientizada sobre o desafio da longevidade.

A tendência do envelhecimento saudável vem aumentando o adiamento das aposentadorias e também isso já deve ser motivo de preocupação para o Governo, principalmente no que se refere a pensões. 

“As pessoas estão envelhecendo muito depressa no Brasil e daqui a alguns anos, vamos ter mais idosos do que jovens, e a Previdência não vai ter condições de sustentar as pessoas idosas, que vão durar mais tempo. Isso é inexorável, e temos de acompanhar o que já ocorre em sociedades avançadas: fazendo com que o idoso trabalhe por mais tempo”, alerta o presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio SP), José Pastore.

Para Pastore os empresários já estão repensando a postura diante desse consumidor potencial, já que a maioria das empresas no Brasil ainda resiste em contratar pessoas com mais de 50 anos. Realidade que terá de mudar porque a tendência é de aumento gradativo da população idosa e de faltarem jovens no mercado de trabalho.

- A sociedade não se deu conta da desproporção entre o envelhecimento dos profissionais e a oferta da mão de obra juvenil. Porém, à medida que a economia for retomando o crescimento, isso será mais facilmente constatado, já que “haverá dificuldade em preencher vagas – prevê.

Em Niterói a prefeitura mantém o programa Oportunidade na Maturidade, que em junho conseguiu a primeira recolocação de um trabalhador dessa faixa etária. A Secretaria Municipal do Idoso conseguiu empregar Ricardo Foly, de 63 anos, em uma farmácia da rede Ocean Farma, no bairro Pendotiba.
Desempregado há mais de um ano Foly trazia no currículo experiência em comércio mas a idade era sempre o empecilho para um novo emprego.

Na ocasião, ainda, a secretaria perseguia a meta de 30 recolocações até o final do ano e o proprietário da Ocean Farma, Márcio Loureiro, disse que pretendia ter em cada uma das suas 30 lojas um idoso, contratado pelo programa. Segundo ele, o público das farmácias na maioria é de idoso e precisa de um tipo de atenção mais identificada.

Idosos que têm experiência profissional e interesse em voltar ao mercado de trabalho e que quiserem participar do programa devem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail smid.niteroi@gmail.com, pelo telefone 2620-7775 ou indo até a sede do órgão, na Avenida Amaral Peixoto 171, sala 401, Centro.









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.