terça-feira, 11 de dezembro de 2018

PORTUGAL: IDOSOS E ESTUDANTES NO MESMO LAR


Uma cidade portuguesa está criando o projeto Faro Acolhe, pretendendo reunir jovens estudantes e idosos como solução para o problema de falta de hospedagem para universitários e contra riscos da solidão em pessoas com idade avançada. A ideia mostra caminhos para Niterói, onde várias instituições de Ensino Superior atrai cada vez mais estudantes do Interior e de cidades da região. Leia mais...


A solidão e o isolamento social de idosos fez com que a Cidade de Faro, na Província de Algarve, em Portugal, começasse a ser preocupar mais com o número de idosos e desse início a um novo projeto, o Faro Acolhe". As autoridades estudam unir dois problemas, o dos idosos e o dos universitários que precisam de habitação na cidade, fazendo as duas realidades coabitar o mesmo teto. «O Município de Faro recebe todos os anos um elevado número de estudantes que escolhem a Universidade do Algarve para prosseguirem os seus estudos e, em consequência desse deslocamento, existe uma cada vez maior dificuldade de acesso a alojamento..."

O Faro Acolhe pretende fomentar uma relação intergeracional promovendo sinergia nos problemas e soluções sociais envolvendo estudantes e idosos, proporcionando opção de alojamentos para estudantes que vem de outras cidades e companhia saudável para idosos residentes em Faro.

As autoridades envolvidas salientam que para a implementação do programa existirá um rigoroso e exaustivo processo de avaliação e posterior acompanhamento, quer dos idosos e famílias dispostas a receber os alunos, quer dos alunos que manifestem interesse em aderir ao programa.

Elas promoverão a monitorização de todos os integrantes do projeto através de reuniões, workshops, focus groups, visitas domiciliárias, contatos telefônicos, entre outras medidas que se entendam por necessárias para garantir o sucesso do programa assim como a satisfação de todos os intervenientes" comentam.

A preocupação com os estudantes levou recentemente a UAlg - Universidade de Algarves - que mantém pouco mais de 500 vagas para estudantes residentes, anunciar um protocolo conjunto envolvendo as Universidades de Coimbra e de Évora e os Institutos Politécnicos de Coimbra e de Leiria, para um projeto orçado em 37 milhões de euros que transformarão alguns de seus prédios em residência, contribuindo para minorar as dificuldades atualmente sentidas pelos estudantes deslocados, docentes e investigadores estrangeiros.

Com cerca de 20% da sua população com idade acima dos 65 anos Portugal é um dos países mais envelhecidos da União Europeia e segundo a ONU um dos cinco países europeus que pior trata os seus idosos. Desde o ano passado o país começou uma estratégia de práticas sustentáveis para essa parcela da sua população, visando transformar essa realidade.

Niterói, uma das cidades brasileiras com maior número de idosos e reunindo várias faculdades pode pensar em algum mecanismo social igual ou pelo menos com eixos parecidos, posicionando-se com antecipação a problemas já existentes e que certamente em breve tendem acentuar-se.

No Brasil a Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, desde 2012 desenvolve o projeto Companheiro Pet, que busca melhoria da qualidade de vida de idosos através do convívio com animais. Duas vezes por semana, a equipe visita 41 idosos levando cães e aves da espécie calopsita, além de realizar atividades voltadas para reforço da memória, música, interação social, estímulo psicomotor e diminuição de estresse. As atividades são coordenadas professora Sônia Correia Nóbrega, juntamente com seis alunos do curso de Medicina Veterinária. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.