quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

BURG-EMPREGO CHEGA PARA A TERCEIRA IDADE

Boas notícias vem dos Estados Unidos, onde a terceira idade vem sistematicamente ocupando vagas principalmente nas redes de fast food, o que pode sinalizar uma tendência mundial. Frente a problemas com contratações de jovens, as empresas lá começaram a apostar na "competência subjetiva" dos idosos para as tarefas mais comuns do setor. "depois de trabalhar a vida toda, não fazer nada cansa" diz um americano feliz com o emprego que complementa  a sua aposentadoria. Leia mais...

As redes de fast-food estão recrutando esta ‘nova’ força de trabalho em centros para idosos, igrejas e colocando anúncios em sites dedicados a idosos e os recrutadores destacam os trabalhadores seniores por qualidades difíceis de se encontrar em operários jovens, como responsabilidade com horário e principalmente comportamento amigável.

No Brasil o fast food já prestava atenção nos idosos desde 2017 quando a rede Burger King lançou uma promoção visando marketing de atenção para os idosos. Na época a rede criou o combo King Sênior, com dois sanduíches a preço de um, vendido apenas para quem estivesse acompanhado de alguém com idade acima de 70 anos.

Caso a ideia das vagas para a terceira idade vingue e se mantenha como novos indicadores de oferta de trabalho para idosos, a população brasileira  de mais idade, aposentada ou não, agradecerá. A tendência americana cairá como luva no Brasil, onde idade ainda é preconceito na hora de buscar emprego e os aposentados na maior parte não consegue viver com a pensão que recebe.

Estudos americanos de empregabilidade identificaram duas prováveis causas do encolhimento de postos de trabalho. O aumento da longevidade que faz com que o americano se sinta em condição de continuar trabalhando pelo menos meio período é um. O outro é o que parece ser novo um conceito, do jovem preferir continuar estudando para vir a conquistar mais a frente uma carreira mais sólida. 

As poucas oportunidade que os trabalhadores brasileiros de terceira idade encontram se dão em  redes de supermercados que ocasionalmente abrem vagas para essa população. Mas as empresas aos poucos vão se percebendo do bom negócio que é contratar  anos de experiência e a sabedoria acumulada que esses trabalhadores trazem para agregar às tarefas do serviço contratado, pagando salários iguais ao que pagaria a gente mais jovem.

VALE A PENA SABER
A população mundial de pessoas com mais de 65 anos ultrapassou pela primeira vez a quantidade de crianças com até 5 anos, segundo dados das Nações Unidas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.