domingo, 5 de maio de 2019

GOOGLE AINDA NÃO PRETENDE VENCER A MORTE





“Estamos enfrentando o envelhecimento, um dos maiores mistérios da vida”...








A frase não é pouca coisa, acredite. Ela tem a marca Google que desde 2013 liderando a empresa Calico Labs, uma companhia de biotecnologia que se concentra nos desafios do envelhecimento e das doenças associadas. A Calico desenvolve várias pesquisas e já apresentou resultados que revolucionam a ciência médica.

O Google quer vencer a morte, foi como anunciou a imprensa na época do anuncio do Calico mas a empresa se define como  de pesquisa e desenvolvimento sobre o envelhecimento humano. Ela é formada por cientistas das áreas de medicina, desenvolvimento de medicamentos, biologia molecular, genética e biologia computacional, e trabalha para aproveitar tecnologias avançadas que aumente a compreensão da biologia que controla a vida útil do corpo humano.

A bióloga Cynthia Kenyon é vice-presidente da Calico e, pioneira no estudo sobre a biologia molecular. Ela busca uma resposta para um dos maiores mistérios da humanidade, o envelhecimento. Cynthia acredita que se as pessoas são como animais, no sentido da maquinaria molecular ainda possibilitar intervenções, pode estar bem perto. "Mas se somos diferentes, ou já atingimos o auge, pode demorar" pondera.

No ano passado foi anunciado que a genética tem muito menos influência na expectativa de vida do que os cientistas previram anteriormente. Não supera os 10%, conforme pesquisa com base na árvore genealógica de 400 milhões de pessoas publicada no jornal científico Genetics. Era a Google dando conta do recado. 

As dúvidas e curiosidades sobre poucas informações que se tem sobre a Calico é explicada pela empresa. Ela lembra que pesquisas científicas são demoradas e prognostica anúncios palpáveis dentro de pelo menos cinco anos ainda.

No caso da longevidade hereditária, superdimensionada na medicina até então, os estudos da Calico mostraram que embora possa se herdar doenças a longevidade decorre de outros fatores. Segundo os estudos que desenvolveram foram os casamentos seletivos, dos séculos XIV e XX, que serviram de modelo de pesquisa, eque levaram a uma leitura errada sobre o tema.

No sita da empresa, entre outros estudos importantes sobre Longevidade estão, entre outros, “O futuro dos seres humanos como organismos modelo” e “Desafios na validação de alvos terapêuticos candidatos em câncer”.

O presidente do Google, Larry Page, deixou claro quando anunciou a criação da Calico, a sua empolgação em combater o envelhecimento e a doença. Para ele, na época ainda, seria uma aposta de longo prazo, acreditando, no entanto, em um bom progresso dentro de prazos razoáveis com as metas certas e as pessoas certas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.