domingo, 5 de maio de 2019

SUPERIDOSOS: MAIS DE 80 E MANDANDO BEM

O programa Caminhos da Reportagem, produzido e exibido pela TV Brasil, abordou recentemente o tema "Quarta idade: a vida depois dos 80". A equipe investigou fatores que levam à longevidade com qualidade de vida, contando história dessas pessoas e mostrando o que elas estão fazendo para ter uma velhice segura, com qualidade de vida e saúde. “O meu trabalho é uma espécie de terapia” disse a atriz Ruth de Souza, 98 anos, que surpreende ao comentar que nem pensa em parar de trabalhar...


Quarta idade é a classificação etária de quem passou dos 80 anos, um número cada vez maior de pessoas. As pesquisas recentes mostram que já existem 125 milhões de homens e mulheres, em todo o mundo, que ultrapassaram as oito décadas de vida e que no Brasil, é a parcela da população que mais cresce. As projeções mostram que, em 2039, teremos mais idosos do que crianças em nosso país e que em 2060, a proporção será de um idoso para cada quatro brasileiros.

A tecnologia permitiu, através do saneamento, da água potável, dos antibióticos e da medicina, controlar a morte precoce. Os avanços da Ciência diagnosticam precocemente  doenças crônicas e produzem tratamentos mais eficazes para elas e o resultado está nas ruas, idosos na quarta idade vendendo saúde e cheios de sonhos de vida.

Caminhos da Reportagem conta a história dessas pessoas e mostra o que elas estão fazendo para ter uma velhice segura, com mais qualidade de vida e mais saúde. 

- “O meu sonho é chegar aos 120 anos. Em pé, né, e com a cabeça boa”, sonha, entre sorrisos, Lásaro Antonio de Macedo, de 90 anos – reporta o programa.
Para alcançar a meta, Lásaro recorreu ao Pilates, não deixa de tomar os medicamentos e na última consulta foi elogiado pela cardiologista, informou aos repórteres.

Para os estudiosos do assunto o mundo vive um momento único  em termos do aumento da longevidade estimando-se que mais de metade das crianças nascidas hoje alcance 100 anos ou mais e existem pesquisadores acreditando que a primeira pessoa que atingirá os 150 anos de idade já tenha nascido.

O programa também conversou com a atriz Ruth de Souza, que trabalha a 74 anos que ainda sonha e continuar nos palcos. No último carnaval, Ruth recebeu homenagens da escola Acadêmicos de Santa Cruz, tendo participado do desfile em uma cadeira de rodas. 

A imprensa em geral parece que descobriu, enfim, os idosos. A cada dia mais veículos criam seções específicas dirigidas a população sênior e a era dos 'superidosos': a vida depois dos 80 anos. No geral, também, as abordagens se repetem nos temas cuidados clínicos, convívio social e exercícios físicos.

O Caminhos da Reportagem lembrou que os idosos têm acompanhado o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo. Dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60, segundo dados do IBGE referente ao ano passado e da pesquisa TIC Domicílios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.