quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

EMPREGO A VISTA VAI AJUDAR PAGAR PRESTAÇÃO


No dia 24 de janeiro, embora números trágicos prenunciem com iminência a bancarrota do sistema de seguridade pública, se comemorou o Dia da Previdência Social - criada em 1923 pela Lei Aloy Chaves - e o Dia dos Aposentados, com boas notícias para os idosos cariocas e fluminenses: os supermercados anunciam oportunidade de trabalho para pessoas idosas. Leia mais...


Sempre anunciada como falida e prestes a provocar uma convulsão nas pensões dos aposentados brasileiros a notícia acaba ajudando o governo porque tende inserir na arrecadação mais essa população, porque os aposentados que voltam aos postos de trabalho também voltam a contribuir.

O fenômeno do aumento da longevidade humana em escalada rápida tem se mostrado preocupante para a seguridade em quase todos os países do mundo atualmente. Desde 2009, com a Grécia, os sistemas previdenciários de várias nações estão em risco de colapso, tirando o sono de governos.

Sonho da população da terceira idade que ainda buscam uma ocupação no mercado de trabalho, seja para se manter ativo ou para complementação de renda, agora o Emprego pode estar no bairro, na esquina de casa. As redes de supermercado estão com programa de incentivo a contratação de idosos.

A rede Prezunic, por exemplo, já faz tempo mantém com sucesso o programa Talentos Experientes e 25% de seu quadro de funcionários é formado de pessoas da terceira idade, com até 77 anos, e desmente preconceitos como achar que a produtividade tende a ser baixa e sobre dificuldades de aprendizagem.

O sonho de emprego para os idosos é universal desde que as práticas médicas aumentaram o tempo de vida e hoje pessoas com 65 anos, com saúde, buscam ocupação produtiva e economicamente rentável.

Baixo valor da pensão, muito aquém dos salários recebidos antes da aposentadoria, é um dos motivos que faz idosos buscar aumento da renda e na ausência das vagas boa parte dessa população atua no subemprego que oferece o mercado informal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.