sábado, 9 de março de 2019

CURSO DE CUIDADOR GRÁTIS ATÉ PELA UNIMED

A melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços  e avanços na área da saúde vem possibilitando as pessoas viverem mais, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade. Segundo dados do Ministério do Trabalho entre as 20 ocupações que mais tiveram acréscimo na quantidade de profissionais está relacionada ao envelhecimento da população. Os cursos à distância, geralmente grátis, vem permitindo aos interessados conhecer cada vez mais sobre a profissão ...

Diante da situação atual de envelhecimento demográfico, aumento da expectativa de vida e o crescimento da violência, algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade.

A presença do Cuidador nos lares tem sido mais freqüente, havendo a necessidade de orientá-los para as tarefas que  proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e reduz as complicações decorrentes de longas internações hospitalares.

Os cuidadores de idosos tiveram um aumento de 547% no país, passando de 5.263 profissionais em 2007 para 34.051 em 2017, dos quais 85% são mulheres com ensino médio completo. Os cursos de cuidador de idosos buscam principalmente  identificar cuidados específicos relacionados ao idoso e refinar o relacionamento entre profissional e paciente através dos conhecimentos ofertados.

Profissionais capacitados podem oferecer conhecimentos atualizados sobre as doenças que mais acometem a população idosa, os cuidados necessários para favorecer a manutenção da autonomia e qualidade de vida dos idosos e o cuidador poderá ser a ponte de contato entre o idoso, sua família e os serviços de saúde ou da comunidade.

A Faculdade Unimed, no ano passado, promoveu o seu curso online e gratuito, de Cuidador de Idosos, com conteúdos teóricos de aulas explicativas, temática exposta por profissionais de saúde, como médico, enfermeira, psicóloga e assistente social e disponibiliza vídeos gravados em instituições que atendem idosos com o auxílio de multiprofissionais.

Os cursos além da facilidade do ensino à distância,  agregam valor ao currículo de quem trabalha na área, é uma oportunidade para quem pensa em se dedicar a profissão, mas ainda  não conhece o trabalho que irá desenvolver no dia a dia. Os cursos online fornecem certificados que garante serem validos nos termos da  Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11.

Vale a pena saber

Uma lei de 2017 privilegia o envelhecimento da velhice, dando prerrogativas aos idosos com mais de 80 anos,  o que ajuda consideravelmente principalmente em disputas judiciais. Porém, a vulnerabilidade do idoso nem sempre está ligada à faixa etária, e é preciso ter atenção para não tirar a prioridade dos “menos velhos".

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.