segunda-feira, 15 de abril de 2019

BAGUEIRA GERA EXPECTATIVA NA TERCEIRA IDADE


A ascensão do vereador Paulo Bagueira ao cargo de Secretário Executivo do Prefeito Rodrigo Neves faz nascer uma expectativa de novos e melhores tempos para os idosos niteroienses. O vereador Bagueira sempre transitou com desenvoltura nos movimentos dos idosos da cidade e agora, no Executivo, terá as ferramentas para programar novas políticas públicas para o setor e melhorar as já existentes...



A mexida no estafe de Rodrigo ainda detona a sucessão municipal, credenciando Bagueira para disputar a prefeitura em 2020, o que agrega perspectiva de dedicação especial a um dos mais expressivos eleitorados da cidade, o da Terceira Idade, estimado em aproximadamente 100 mil votos..

As demandas da longevidade em Niterói, em foto gentilmente cedida pelo repórter fotográfico Paulo Bittencourt, que quer ser conhecida como a cidade do envelhecimento saudável e que conquistou orgulhosamente o 4º lugar no ranking nacional e 1º no Estado, entre as melhores cidades para envelhecer, são bem mais do que as atendidas atualmente.

Ação em saúde, cultura, esporte, dança, ginástica, visitas a museus, informática e equipamentos de ginástica nas praças são programas de destaque voltados para idosos encontrados também em outras cidades, mas que não as classificaram entre as primeiras.

Embora o Ato Administrativo prestigiado com público que nem coubesse no auditório do MAC – Museu de Arte Contemporânea – um convite feito aos comandos do setor certamente mostraria a evidente liderança de Bagueira junto a população da terceira idade.

Niterói, desde 1991, quando a UFF realizou o 1º encontro Internacional da UFF sobre envelhecimento, se destaca na visão interdisciplinar que dedica a geriatria e gerontologia. Agora a população idosa do município espera poder ter em Paulo Bagueira um articulador hábil que enxergue esse prolongamento da esperança de vida com o mesmo novo olhar que o mundo vem dispensando a essa população.

A concepção sobre terceira idade desde os Anos 80 vem se reinventando e deixou de significar decadência e infelicidade para se transformar em um tempo privilegiado para atividades livres dos constrangimentos do mundo profissional e familiar. O idoso de hoje já vivencia a Quarta Idade, dispõe de saúde e requer proteção e garantias de que novas metas de qualidade possam ser alcançadas.


VALE A PENA SABER

Estudo científico desenvolvido pelas alunas Letícia Staroski Machado e Letícia Costa de Oliveira, do curso de Direito do Centro Universitário Uninter constatou que, em média, quatro idosos são maltratados por hora no Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.