sexta-feira, 15 de março de 2019

LEI QUER CRIAR COTA DE EMPREGO PARA IDOSO


“A média de idade tem aumentado sistematicamente indicando uma tendência de que em pouco tempo vamos ter uma inversão da pirâmide etária com o número de pessoas com mais de 50 anos superando o número de jovens”, disse o deputado federal Ossesio Silva (PRB-PE), defendendo o seu projeto na Câmara, que obriga empresas com mais de 100 funcionários a contratar profissionais idosos...


Pelo texto, as empresas deverão reservar de 2% a 5% das vagas na seguinte ordem: 100 ou mais profissionais (2%); de 201 a 500 empregados (3%); de 501 a mil (4%); e acima de mil (5%) das vagas serão destinadas aos idosos. Além disso, a instituições deverão promover cursos de atualização profissional para possibilitar a reinserção do idoso no mercado de trabalho.

Ossesio Silva alertou ainda que trabalhadores são penalizados no mercado de trabalho em função da idade. “Muitas vezes, o desligamento se deve à dificuldade do idoso em lidar com novas tecnologias, o que demandaria um programa de adaptação e de capacitação profissional (habilitação e reabilitação), o qual não é oferecido pelas empresas”, lamentou.

“A nossa intenção é permitir a permanência dos idosos no mercado de trabalho no momento em que muitos deles vivem o seu auge intelectual. Ademais, o próprio Estatuto do Idoso prevê a capacitação e a reciclagem como um dos direitos a ser assegurado com prioridade aos idosos. Essa proposta apenas busca efetivar esse direito”, destacou o deputado do PRB.

A garantia de empregos para a terceira idade embora não seja prioridade política, parece, pelo menos tem sido pauta pontual em Brasília. No ano passado o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) pedia que  menos 5% das vagas de concursos públicos pudessem  ser destinadas a candidatos com mais de 60 anos, uma cota que beneficiará a sociedade "pela contribuição social e profissional que pessoas mais maduras e experientes podem oferecer”. Mas apesar de aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o projeto foi arquivado.

VALE A PENA SABER
Violência contra idosos é um fenômeno “escondido” crescente. Quase sempre as vítimas dependem do seu agressor e por isso termina minimizando ou negam comportamentos agressivos. A tendência de infantilizar os idosos não os levando a sério contribui para o silêncio das vitimas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.