sexta-feira, 15 de março de 2019

TELEFONE 135 PARA CRIMES NOS CONSIGNADOS



Embora as muitas queixas de pensionistas e aposentados sobre o INSS, pelo menos com uma coisa o segurado pode contar: segurança contra descontos indevidos, principalmente os provenientes das irregularidades na contratação de crédito. Pelo menos é o que anuncia a Previdência, que ainda disponibiliza o telefone 135 para reclamações e denúncias...


O segurado que for vítima de algum golpe ou detectar irregularidades nos descontos em folha deve cadastrar imediatamente sua manifestação na Ouvidoria do INSS por meio da Central de Teleatendimento 135 ou pelo portal (inss.gov.br) anuncia o instituto, através da Agência Brasil.

Endividamentos creditícios contraído de forma irregular é caso comum e principalmente entre os mais idosos, e por desconhecimento do aposentado ou pensionista não chegam à Justiça. O INSS lembra que também em casos de perda, furto ou roubo, a pessoa deve fazer imediatamente um boletim de ocorrência, para se resguardar de eventuais fraudes no benefício. 

Segundo o instituto, ainda,  as denúncias sobre consignado serão apuradas pela Ouvidoria e repassadas a Dataprev, para o bloqueio imediato do desconto ou contato com a instituição financeira para solução do problema e, se for o caso, devolução dos valores.

“Além disso, a partir do momento da detecção das fraudes, os envolvidos serão alvo de apuração por parte do Governo Federal” adverte o órgão.

O aposentado ou pensionista não pode comprometer mais de 35% de sua renda. Para coibir fraudes contra aposentados e pensionistas, o INSS reforça que o beneficiário ou representante legal pode fazer o bloqueio ou desbloqueio do benefício para a contratação de empréstimos consignados ou até mesmo o cartão de crédito, por meio de sistema eletrônico.

O INSS orienta que, caso exista interesse na contratação do consignado, o segurado deve procurar bancos ou financeiras e que o segurado nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, sendo obrigatório que o contrato seja assinado pelo próprio segurado. “O empréstimo, de nenhuma maneira, pode ser concedido por telefone, sem o comparecimento do segurado ao banco ou financeira”, alerta o INSS.

VALE A PENA SABER
Violência contra idosos é um fenômeno “escondido” crescente. Quase sempre as vítimas dependem do seu agressor e por isso termina minimizando ou negam comportamentos agressivos. A tendência de infantilizar os idosos não os levando a sério contribui para o silêncio das vitimas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.