sábado, 6 de abril de 2019

INSS: FALTA DE PESSOAL PREJUDICA OS IDOSOS


O déficit de servidores e a crescente demanda por conta das ameaças de reforma previdenciária, produziu prazos cada vez maiores para atendimento de segurados e pensionistas, afetando as garantias dos direitos das pessoas idosa. O instituto não promove contratações faz quatro anos e há pelo menos 15 mil cargos desocupados, a maior parte na área de atendimento...

A notícia é do site Folha Dirigida, que reproduz os comentários da deputada do PSB baiano, Lídice da Matta, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, quem alerta para o problema e critica a demora do governo para aprovar concurso, pedindo pelo menos contratação para a metade da demanda identificada.

“Já é um período em que a carência afetiva e a autoestima do idoso, muita vezes, está se deteriorando. E quando os serviços são prestados com grande dificuldade e precarização, isso repercute negativamente na vida dele” enfatiza.
Para Lídice, investimento na reposição do quadro de pessoal trará conseqüente melhoria na prestação de serviços e mais e melhor garantia dos direitos dos idosos, principalmente o de se aposentar. 

A digitalização dos serviços do instituto, com funcionários emprestados de outros órgãos, proposta recente da secretaria de desburocratização, do Ministério da Economia, para a questão vivida no INSS é uma solução contestada por especialistas. 

Para a Federação Nacional dos sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social – Fenasps – o projeto INSS Digital precisa de servidores para funcionar porque existem situações de análises subjetivas onde a digitalização não é a forma de atuação mais adequada.

Moacir Lopes, presidente da Fenasps, ainda segundo a Folha Dirigida, já aguarda um encontro com o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, e na agenda está a cobrança de urgência na realização de concurso.

VALE A PENA SABER
Pela primeira vez, mundo tem mais avós do que netos.
O declínio e o envelhecimento das populações resultam em menos pessoas na força de trabalho, o que, por sua vez, pode levar a uma diminuição da produtividade econômica. Isso faz o mundo ficar mais dependente de novas tecnologias que substitua o Homem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.