sexta-feira, 26 de abril de 2019

AMIGO É MESMO COISA PARA SE GUARDAR !

Francis Bacon, filósofo inglês, é considerado o fundador da ciência moderna e autor da frase "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas". Ele viveu entre os séculos XV e XVI e não pôde então ver confirmada as suas observações sobre Amizade, como, agora, revelou estudos da Universidade Harvard, em Massachussets, EUA. Uma pesquisa que levou 75 anos e concluiu que o fator que mais influencia a saúde das pessoas são os amigos...



Manter rol de amizade, inclusive na velhice, é uma prevenção natural contra várias doenças e quem vive assim tende a ter uma vida de mais dias e de mais felicidade pode se prevenir contra diversas doenças e ganhar até dez anos a mais de vida, informa a universidade.

Os pesquisadores após milhares de entrevista com voluntários perceberam também que idosos com mais de 70 anos, por exemplo, têm 22% mais chances de chegar aos 80 se mantiverem relações fortes e ativas com amigos.

Em Niterói, entre muitos grupos de relacionamentos da terceira idade, O Projeto Gugu, mantido com apoio público, é tido como um dos mais bem sucedidos  programas que oferece ginástica e incentiva qualidade de vida para idosos. 

O Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói quando o professor Carlos Augusto palestrou sobre a terceira idade e como retardar o envelhecimento, ressaltando a importância do exercício físico.

Foi então que Gugu, como é chamado o criador do projeto, já falecido, decidiu dar aulas de ginástica ao ar livre para cerca de 30 senhoras. Hoje, o projeto abrange mais de 35 núcleos, tanto em Niterói quanto no Rio de Janeiro, e conta com aproximadamente cinco mil participantes.

Outra experiência de sucesso na cidade é o Point do Idoso, uma empresa médica administrada pela geriatra Fátima Fernandes Christo. Ela se dedica a geriatria desde 1986 e as atividades que mantém no point passam pela saúde e recreação, sendo um dos pontos altos os bailes (foto) freqüentes que organiza.

“Não existe pílula da juventude... Não existe antienvelhecimento” afirmou Fátima, em recente oportunidade, lembrando ser “importante a gente buscar a saúde, buscar a qualidade de vida, buscar realmente ser feliz, mas com saúde e com moderação e principalmente com conceitos claros”.

E com essa visão ela enriquece a vida dos niteroienses mais velhos, com ocupações que estimulam a socialização, ajudam a cultivar relacionamentos e ainda mantêm o cérebro em forma.

O point promove disputadas tardes dançantes com bailes concorridos, bingos, passeios, cursos, atividades e ambiente que incentivam amizade e principalmente fazem valer o slogan da empresa: quem disse que idoso tem que repousar?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.