sexta-feira, 26 de abril de 2019

COHOUSING É O MAIS NOVO JEITO DE MORAR

Pense em um lugar onde as pessoas compartilham do mesmo espaço residencial, têm interesses e afinidades em comum, estão vivendo momentos parecidos, mas também preservam a sua privacidade, morando cada um em sua residência. Esse lugar existe, acredite. É um sistema de moradia onde são compartilhados não só ambientes, mas também experiências de vida, uma tendência do mundo da longevidade...


Essa ideia de habitação compartilhada, mundialmente conhecida como cohousing, co-lares na língua portuguesa, está começando a ser discutida e implantada no Brasil. "O conjunto de lares colaborativos não é moda, é uma tendência forte que chegou pra ficar no país", afirma Lilian Avivia Lubochinski, arquiteta, urbanista e coordenadora da Cohousing Brasil Co-Lares.

Na prática, os moradores têm casas privadas, mas dividem e cuidam de espaços colaborativos, como bibliotecas, lavanderias, hortas, quartos de hóspedes, cozinhas e áreas de lazer. "A co-lares se assemelha a um condomínio convencional, mas somente na estrutura física. A principal diferença está na relação interpessoal e afetiva entre os vizinhos", explica Lilian.

Para Silvya Caprario, arquiteta, urbanista e conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, a cohousing é uma evolução das casas de repouso para idosos, que estão cada vez mais saudáveis e que não querem conviver com a solidão e sim de maneira mais calma, mais harmoniosa.

Para dar início a um co-lares, é necessário que ao menos quatro pessoas estejam empenhadas. Depois, é necessário buscar um facilitador, que mostre o caminho das pedras para a sua implantação: desde a parte estrutural e os gastos financeiros até como será a convivência diária no grupo.

Para esclarecer e ajudar a fazer este meio de campo, Lilian vai lançar, ainda este mês, um curso virtual. Dividido em módulos, o objetivo é explicar o verdadeiro significado do cohousing e o que fazer para implantá-lo.

Com Carla Kempinski (Portal CondominioSC)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.