segunda-feira, 22 de abril de 2019

ERA TRUMP E VOTO DA TERCEIRA IDADE EM 2020

Embora ainda distante 15 meses as eleições 2020 estão mais próximas do que se pensa. Pelo menos no mundo da Internet e principalmente no Facebook onde o internauta de mais idade será, mais do que nunca, o foco dos candidatos. As próximas eleições estará aqui antes que os usuários percebam, a campanha digital terá um dos papéis mais importantes na conquista dos eleitores e a população idosa e suas lideranças precisarão estar preparadas para o melhor proveito dessa oportunidade...

Na verdade os políticos já ensaiam as primeiras investidas na internet desde o início do mês, reaparecendo com frases insossas e sorrisos que debocham da situação do povo que é impotente diante da corrupção mas, afinal, o que nós, eleitores da terceira idade niteroiense temos a ver com isso?

A estratégia de assédio e conquista do voto do idoso não é uma exclusividade tupiniquim. A Longevidade Humana é um fenômeno mundial e as espertezas dos candidatos também. Recentemente o Axios, site de notícias norte-americano, afirmou que o presidente Donaldo Trump trabalha pela reeleição investindo mais de 40 % do orçamento da pré-campanha em Comunicação que busca lhe dar mais e melhor visibilidade junto ao eleitorado com mais de 65 anos.

Mas é no Facebook onde mora o maior perigo para o eleitor niteroiense. As pesquisas dão conta de que a ferramenta reúne um eleitorado em número dos mais respeitados. A terceira idade cada vez mais divide esse espaço e mais recentemente conquistou uma considerável presença, despertando a atenção dos políticos e das ardilosas técnicas de marketing.

Assim, o que poderia ser tomado como motivo de orgulho ou algo para ser admirado, o que mais atrai os políticos é a ingenuidade do internauta da terceira idade, fã do Facebook, mas que não conhece os intrínsecos caminhos traçados pelos algoritmos e os rumos que eles podem dar a verdades distorcidas.

Os mais de 100 mil idosos do município, potenciais eleitores, já fazem parte do Matrix 2020 que começa a ser encenado no mundo político. Eles já começam a ver nos posts do Facebook os rostos lisos ostentando lábios rosados e dentes brilhantes dos políticos, com abordagem de uma cidade tão maravilhosa, onde se amarra cachorro com lingüiça. Será fácil ver que esses políticos, embora as rugas retocadas nas fotos representem a política antiga.

A terceira idade então pode e deve ser o fiel da balança em 2020 com a responsabilidade de determinar para qual lado o prato da melhor qualidade de vida em Niterói vai pender. Essa população tem ao seu lado os 15 meses para se recompor e reagir ao rótulo de propagador de fake news, valorizando a notícia, confirmando fontes e questionando a veracidade dos fatos publicados no Face.
O senador americano Brian Feldman é um democrata, tem 58 anos, e recentemente escreveu na revista novaiorquina Intellligence, sobre o uso do Facebook pelos idosos e as campanhas americanas. Para ele, a escolha de Trump por essa ferramenta possui pelo menos dois fortes indicativos: o primeiro pela característica conservadora da terceira idade e o segundo porque a juventude engajada vem debandando para outras opções na rede.

As observações de Feldman não seriam diferentes para o Brasil e para Niterói onde o Facebook é popular entre os idosos e apresenta número de usuários bem próximos das estatísticas oficiais sobre essa população no município. E ela é vulnerável aos estratagemas políticos também, caso não se organize e construa uma plataforma própria das suas expectativas.

Políticas públicas duradouras, eficientes e que se antecipem aos números velozes mostrados pelo avanço da expectativa de vida requer uma gestão de visão por parte das lideranças niteroienses verdadeiramente engajadas, capaz de comprometer a classe política. Igual as eleições, igual às promessas mentirosas dos candidatos, Longevidade não é fake news.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.