Quando até o sistema financeiro quer saber mais sobre alguma coisa, não há duvidas: tem cheiro de lucro no ar. E por isso, certamente, o Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado de seguros no Brasil, fez realizar recentemente, em São Paulo, o segundo encontro do ‘Diálogos da Longevidade’, cujo objetivo é discutir os impactos de um tema cada vez mais urgente para a vida de todos: a longevidade...
“... A expectativa de vida do brasileiro cresceu cerca de cinco anos. É o subgrupo populacional que mais rapidamente cresce...” disse no encontro, Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do ILC (Centro Institucional da Longevidade) conforme release do sindicato das empresas de seguro e resseguro de São Paulo.
O evento mostrou uma pesquisa inédita sobre o tema. O estudo ‘Longeratividade’, feito pelo Instituto Locomotiva e apoiada pela Bradesco Seguros identificaram quem são os brasileiros 50+, como eles se comportam nessa fase da vida e se relacionam com as questões financeiras, mapeando hábitos tecnológicos, saúde, lazer e profissão, além de avaliar o grande potencial de consumo desse público.
Segundo a apresentação feita sete em cada dez entrevistados acreditam que viverão até os 80 anos ou mais, apenas 10% se consideram velhos, e o principal medo que esse público tem em relação ao envelhecimento são as mudanças no corpo e a falta de dinheiro.
Os brasileiros 50+ movimentam em renda um valor de R$ 1,8 trilhão ao ano sendo um público com grande potencial de consumo e muitos sonhos de compras. A pesquisa apontou ainda que esse público quer viajar para algum destino no Brasil, quer fazer curso profissionalizante e pretende fazer faculdade. No entanto, mais da metade admite que não esteja fácil pagar as contas atualmente e se preocupam com o futuro.
Boa parte dos idosos acessa a internet todos os dias, e 85% utilizada Facebook e WhatsApp. “A população 50+ tem espírito jovem e está ciente que pode ter uma vida plena e ativa. Esse público mais maduro é muito representativo, são 54 milhões de brasileiros”, revela Renato Meirelles.
Para o diretor presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, Jorge Nasser, a longevidade não é um tema referente ao futuro, pois já faz parte do presente da sociedade. “Já não discutimos se vamos viver mais, mas com que qualidade de vida vamos viver” observou, lembrando que a Bradesco Seguros estuda esse tema há 15 anos, com iniciativas como o Fórum da Longevidade.
Tanta informação, no entanto, se privilegia o banco frente a essa importante parcela da economia, também coloca os idosos em posição de vantagem. Com R$ 1,8 trilhão e muitos sonhos de consumo a Terceira Idade também sabe o seu valor no mercado.
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