segunda-feira, 22 de abril de 2019

CIDADE DEFINIRÁ ATITUDES COM OS IDOSOS

No próximo mês o município de Niterói fará realizar mais uma conferência, dessa vez a dos Direitos da Pessoa Idosa. "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas" é o tema escolhido pela prefeitura para o encontro. Presidido pelo prefeito Rodrigo Neves e coordenada pela Secretaria Municipal do Idoso, o encontro servirá entre outras coisas para avaliar a efetividade das ações em execução, além de propor medidas e políticas publicas...

A organização da terceira idade no município começou em 2011 quando o ex-Prefeito Jorge Roberto Silveira criou novas diretrizes e atribuições para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idos, entre elas promover a cada dois anos, uma conferência municipal sobre o tema. Na mesma mensagem Jorge Roberto criava um Fundo para a Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Fundepi).

O momento é o ideal para lembrar o médico Renato Maia Guimarães, presidente da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria, em 2009, palestrando na Universidade Federal de Santa Catarina, que definiu a nova velhice e as preocupações que traz com ela em uma frase curta porém decisiva: “Longevidade é mais que viver muito, é viver bem”.

Considerar assim, agora, quando Niterói se reunirá para talvez uma das suas mais importantes decisões, a de decidir como nossa cidade servirá essa população crescente de terceira idade, principalmente é oportuno pelas considerações que ele tece sobre o tema. Segundo Maia, em dicas de como levar a vida a fim de ter um saldo de saúde na terceira idade, a genética e a região onde se nasce influenciam em 50% a projeção da expectativa de vida. 

Naquele encontro foram destacados exemplos de vida longa à partir de projetos pessoais, como o de Fidel Castro, que com 30 anos iniciou uma revolução e de Roberto Marinho, nome mundial na Comunicação, ambos que chegaram aos 90 anos porque tinham projetos e não poderiam morrer antes de realizá-los.

E é assim que se deverá entender a conferência de Rodrigo Neves. Mais que uma reunião, uma ação de construção de uma cidade que permita aos seus idosos iniciar novos projetos de vida ou manter dedicação aos que já os tenham.

Segundo a prefeitura, entre outros objetivos da Conferência que acontecerá dias 17 e 18 de maio no auditório do Campus da UFF, Bloco F, Gragoatá, estarão os de discutir medidas que garantam os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Nos encontros se debaterão também políticas públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assegurando os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, garantindo um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos Direitos Humanos da pessoa idosa.

O evento ainda concorrerá para a criação de novas e mais medidas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na efetivação dos Direitos Fundamentais das Políticas Públicas e do seu controle social e os que pretenderem participar poderão encontrar mais informações nesse endereço.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.
Marque abaixo a caixa "Notifique-me" e receba aviso de atualização em seu e-mail.